sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CLIMA


          Em diversas partes de nossa vida nós escutamos a palavra "clima". O Clima abrange várias áreas, como a matemática (Em cálculos de temperatura, por exemplo); biologia (Locais que determinadas espécies habitam, que podem depender do clima); e etc. Mas afinal, o que é clima?
Clima é um conjunto de características que envolve a temperatura, umidade, ventos e chuvas. Não devemos confundir o Clima com o Tempo, pois o Tempo é algo momentâneo, uma condição atmosférica que varia durante o dia. Clima já é algo mais detalhado que pode ser resultado de estudos de até 30 anos e por esse motivo, é bem mais fácil de prever.
Existem vários fatores climáticos, tais como as grandes vegetações; corpos hídricos; maritimidade; latitude; continentalidade e; correntes marítimas. Esses podem influenciar na composição de um clima de determinada região. Existem mudanças climáticas que podem ser naturais (Glaciação, esfriamento, vulcanismo, etc.) e por ações humanas (Desmatamento, poluição atmosférica, etc.).
Dentre os climas, muitos são adaptações do que o geografo alemão Köppen*1 (figura 1) disse, as ideias do mesmo têm sido aperfeiçoadas com o tempo e por essas ideias, irei citar dez climas que são comuns ao mundo.
Figura 1: Wladimir Köppen


  • Clima Equatorial: Temperatura média de 25ºC; quente e úmido e com índices pluviométricos de 2000mm.
  • Tropical: Temperatura média de 20ºC no inverno e 25ºC no verão, contendo duas estações bem definidas.
  • Subtropical: Temperaturas que variam entre 15ºC e 20ºC no verão, e 0ºC a 10ºC no inverno. Caracterizado também por chuvas bem distribuídas.
  • Oceânico: Como o nome sugere, recebe influência de oceanos e mares, fazendo com que os invernos sejam menos rigorosos.
  • Continental: Ao contrário do Oceânico, pouco recebe influência dos oceanos, tendo os invernos mais rigorosos.
  • Mediterrâneo: Com quatro estações bem definidas, possui invernos com bastante chuvas e verões quentes
  • Desértico: As temperaturas médias adquiridas no ano variam entre 20ºC e 30ºC. Os índices de precipitação não ultrapassam de 250mm ao ano.
  • Semiárido: Com chuvas irregulares e índices pluviométricos sendo menores que 600mm ao ano, o semiárido é caracterizado por altas temperaturas, podendo chegar até 32ºC.
  • Frio: Índices pluviométricos que variam de região para região, indo de 200mm até 1000mm. Características marcantes são um inverno bem negativo e verão com temperaturas em torno de 10ºC.
  • Frio de montanha: Quanto mais alto, mais frio. Isso é o que o clima sugere já que o mesmo, é determinado pela altitude.
  • Polar: Caracterizado por verões curtos e secos, porém, com invernos longos e temperaturas anuais sempre abaixo de 0°C.
          Na figura 2, que está a seguir, vemos uma representação que divide esses tipos de climas no planeta:



1* Wladimir Köppen (São Petersburgo, Rússia, 25 de setembro de 1846 – Graz, Áustria 22 de junho de 1940) foi um geógrafo, meteorólogo , climatólogo e botânico. Diretor do Observatório Marítmo de Hamburgo, publicou um manual de Climatologia (1930 – atualmente). Desenhou mapas de regiões climáticas da Terra e uma classificação completa e autorizada de climas, com algumas modificações, que é usada ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário